Resenha: A Troca – Beth O’Leary

Já fazia um tempo que eu estava namorando os livros dessa autora. Depois de tomar coragem e comprar um deles – mesmo com a estante lotada de livros a serem lidos – eu posso afirmar que foi um investimento incrível. Em A Troca, O’Leary trouxe uma narrativa leve e divertida que me conquistou já nas primeiras linhas.

Sinopse: Eileen está cansada de ter 79 anos. Leena está cansada da vida na casa dos vinte. Talvez seja hora de elas trocarem de lugar… Quando a superestimada Leena Cotton é obrigada a tirar dois meses de férias forçadas após estragar uma grande apresentação no trabalho, ela foge para a casa de sua avó Eileen para descansar um pouco. Eileen acabou de ficar solteira e está prestes a fazer oitenta anos. Ela gostaria de uma segunda chance no amor, mas sua pequena vila em Yorkshire não oferece muitos cavalheiros elegíveis. Depois que Leena descobre a situação romântica de Eileen, ela propõe uma solução: uma troca de dois meses. Eileen pode morar em Londres e procurar o amor. Enquanto isso, Leena cuidará de tudo na zona rural de Yorkshire. Mas com vizinhos fofoqueiros e dinâmicas familiares difíceis de navegar pelo norte, e colegas de apartamento da moda em Londres e encontros online para enfrentar na cidade, colocar-se no lugar do outro é mais difícil do que qualquer um deles esperava. Leena descobre que um relacionamento à distância não é tão romântico quanto ela esperava que fosse, e então há o irritantemente perfeito – e distraidamente bonito – professor, que continua aparecendo para superar seus esforços para impressionar os moradores locais. De volta a Londres, Eileen é um grande sucesso com seus novos vizinhos, mas será que seu par perfeito está mais perto de casa do que ela pensava?

A Troca conta a história de Leena Cotton, uma workaholic de 29 anos, que após a morte de sua irmã, já não se sente mais a mesma. Depois de ter ido super mal em uma importante reunião de negócios, sua chefe decide colocá-la de férias forçadas para que ela descanse e possa voltar a ser a Leena que todos conhecem, incrível no trabalho e cheia de vida.

Eileen Cotton é avó de Leena, tem 79 anos e depois de seu marido ter fugido com a professora de dança, está em busca de um novo amor. Mas na cidadezinha em que Eileen mora, não há homens solteiros que tenham mais prós do que contras, menos ainda na idade dela.

Leena precisa descansar e Eileen está em busca de aventura. É então que surge uma ideia inusitada: avó e neta irão trocar de lugar e viver a vida da outra por dois meses. Essa troca resulta em muita diversão, encontros inusitados, amizades irreverentes e descobertas sobre si mesma que elas nunca imaginaram ter.

A troca é um livro super divertido e, ao mesmo tempo, tocante. Eu ri horrores das aventuras de Eileen na busca de seu novo amor e pude sentir a dor quase física de Leena para lidar com a morte da irmã e os problemas familiares que isso causou.

O livro também conta com muitos personagens secundários e cada um deles consegue cativar o leitor. O destaque fica para o clube da terceira idade que Eileen faz parte, chamado “Patrulha do Bairro“. No clube, os idosos fazem de tudo, menos patrulhar o bairro como o nome sugere. Divertidíssimo!

A mistura de comédia romântica e drama realista, além de uma escrita com ponto de vista alternado, funciona super bem e consegue manter a atenção do leitor até a última página.

O livro aborda com muito carinho questões como luto, perdão, empatia, liberdade, além de enfatizar a importância de cada pessoa achar o seu lugar no mundo.

Se você deseja sorrir e se emocionar – e também aprender a valorizar cada segundo da melhor forma – esse livro, sem dúvidas, é para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: