Resenha: Geekerela – Ashley Poston

Eu sempre me interessei por quadrinhos, filmes e séries de heróis, e sou daquelas que vai (bom, pelo menos eu ia, antes da pandemia), para estreia de filmes com camisa e tudo mais. Quando li o título da obra, “Geekerela“, meu interesse foi instantâneo. Logo no início, fiquei com medo do livro forçar a barra na mistura de mundo nerd e releitura de um clássico, e consequentemente acabar sendo algo maçante… Por sorte, eu estava errada. Essa foi uma leitura super agradável, rápida e envolvente. E se você ainda tem dúvidas se deseja adicionar esse livro na sua estante, eu vou te mostrar o porquê ele vale a pena 😉

Sinopse: Um divertido romance que traz a clássica história de Cinderela para os dias de hoje. Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário. Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam

A trama conta a história de Elle, uma garota nerd apaixonada por um antigo seriado de televisão chamado Starfield, que costumava assistir com seu falecido pai. Ao descobrir que o seriado iria ganhar uma versão para os cinemas, Elle não gosta nada da notícia, por motivos de: Darien Freeman. A produtora escalou o astro teen do momento para viver justamente o personagem principal (e seu favorito), correndo risco da sua série virar modinha apenas por ter astros pop e criar pseudo-fãs da série. Apesar da estar insatisfeita com a situação, Elle vê na estreia do filme a oportunidade de conferir o que será de sua série favorita e – talvez – mudar sua vida: a produtora fará um concurso de cosplay em uma famosa convenção, valendo ingressos para um grande baile com o astro principal e uma bela premiação em dinheiro! É a oportunidade perfeita para deixar tudo para trás, junto da madrasta e suas duas meias-irmãs, que atormentam sua vida.
Do outro lado temos Darien, um jovem ator que ficou famoso recentemente e acabou de ganhar o papel dos sonhos (no remake de sua série favorita!). Esforçado, Darien se vê diante do julgamento de todos, o que põe em cheque suas habilidades como ator e o merecimento do papel. Ele começa a duvidar de si mesmo, mas um baile está prestes a mudar tudo isso.

Para quem curte o mundo geek, durante a leitura, dá para sentir que a autora buscou referências em Star Wars, Star Trek e também na Comic con. Eu, como boa fã disso tudo, me senti ainda mais conectada ao livro. Isso traz uma proximidade muito grande por parte do leitor – principalmente se for um geek/nerd – com os personagens, sendo fácil se identificar com eles. A releitura do clássico também funcionou muito bem. Já li vários livros de releitura e vi vários filmes, que sempre acabavam sendo mais do mesmo. Com Geekrela foi diferente. A ambientação e junção das duas coisas foi feita de forma sagaz e resulta em manter o leitor interessado durante toda leitura.

Elle é uma personagem carismática, sofrida e batalhadora. Mas o destaque mesmo, na minha opinião, fica para a – improvável – amiga da protagonista e sua companheira de trabalho, Hera. Uma personagem durona, excêntrica e com muita personalidade. É difícil não querer tê-la como amiga também e as melhores partes do livro, sem dúvida, foram as que ela esteve presente.

Darien também é um personagem carismático e, nesse livro, o mocinho é basicamente a desmitificação do príncipe encantado, mostrando que por de trás do que ele aparenta, existe muito mais do que os olhos conseguem ver (e você não vai se arrepender do que encontrar).

A Editora Intrínseca mandou muito bem nessa edição, que é extremamente linda! Com o livro dividido em três partes, a fonte é agradável aos olhos e a parte gráfica e está simplesmente sensacional. Na contracapa, por dentro do livro, você consegue ver um pouco mais do mundo vivido por Elle e Darien na obra.

Geekerela é uma ótima leitura para quem busca um romance leve, divertido e com bastante referências nerds. Se você está naquela ressaca literária e precisa de uma leitura que te ajude a sair dessa fossa, Geekerela sem dúvidas é pra você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: