A culpa por ler menos livros: vocês também sentem?

No auge dos meus 23 anos, e do meu blog literário, eu ainda morava com minha mãe e minha única obrigação naquela época era a faculdade (e, consequentemente, procurar um estágio).

Lembro que, em qualquer tempo vago, eu lia. Eu tinha bastante tempo ocioso, costumava fazer meus trabalhos da faculdade adiantados e todo o resto do tempo que me sobrava, eu investia em ler livros. Era fácil ler 2 livros por semana. No final do mês, eu sempre havia lido entre 8 e 10 livros. As pessoas se espantavam com isso, mas para mim, era algo fácil de acontecer.

Hoje, aos 28, eu sinto uma leve culpa sempre que vejo o quão pouco eu ando lendo. Óbvio que o cenário mudou completamente, já que agora eu tenho minha casa, marido, cachorro. Fico responsável, juntamente com meu marido, pelos afazeres domésticos, pela comida, ainda trabalho e faço pós-graduação. E mesmo assim, me sinto levemente culpada por não ler tanto quanto eu costumava e gostaria. Aquilo que sempre foi minha paixão, hoje acaba ficando muitas vezes em segundo plano, porque outras responsabilidades passam à frente. Ou porque às vezes, estamos tão cansados, que ver um filme ou uma série, acaba se tornando mais fácil por exigir muito menos intelectualmente do quer ler um livro.

E foi por isso que eu quis voltar com o blog. Para retomar aquele prazer da leitura, que eu tanto tinha e amava sentir. Eu quero me motivar a ler mais, me divertir conhecendo novos personagens, novos mundos e novos autores. Eu sinto falta da sensação de euforia ao querer engolir um livro por ser tão bom, e a dorzinha no coração ao ver que está chegando ao final das páginas.

A única coisa que eu não sinto falta é a cobrança. Aqui, no universo virtual (e principalmente, nas redes sociais como o Instagram), as pessoas vivem exibindo o quanto leram no mês x, mais que fulano, mais que aquele youtuber famoso, ou aquele instagrammer quer exibe os livros dele por aí… certo, e o que isso faz por você? É “mais leitor” por ter lido mais livros? A resposta é: Não. E é por isso que eu estou tentando aprender a deixar essa culpa de lado.

De nada adianta engolir um livro em 3 dias, se daqui a 3 meses você nem se lembrar da história, o que ela te causou e o que você conseguiu tirar dela. Não adianta ler só por ler, pela vontade de falar que leu, por números ou coisas do gênero.

A leitura ainda é subestimada por muitos, mas defendida por tantos outros. Meu objetivo – hoje – é ler pura e simplesmente por hobby, e depois vir compartilhar minhas leituras com vocês, trocarmos uma ideia e poder assim conhecer outras visões acerca de uma mesma história. Esse é o motivo do meu retorno e o que me faz querer continuar.

E o que eu quero dizer com tudo isso é: Não se cobre tanto. É o que venho tentando fazer.
Não se compare com outros leitores. Ler 1 livro em uma semana e terminar 1 livro em 2 meses te faz o mesmo tipo de pessoa: leitor. Aprecie o trajeto da leitura, se desafie a ler mais um pouquinho a cada dia, leia no seu ritmo. Não faça disso uma obrigação. A graça está na jornada, não no final.

Vamos juntos?

Um comentário em “A culpa por ler menos livros: vocês também sentem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: