
No auge dos meus 23 anos, e do meu blog literário, eu ainda morava com minha mãe e minha única obrigação naquela época era a faculdade (e, consequentemente, procurar um estágio).
Lembro que, em qualquer tempo vago, eu lia. Eu tinha bastante tempo ocioso, costumava fazer meus trabalhos da faculdade adiantados e todo o resto do tempo que me sobrava, eu investia em ler livros. Era fácil ler 2 livros por semana. No final do mês, eu sempre havia lido entre 8 e 10 livros. As pessoas se espantavam com isso, mas para mim, era algo fácil de acontecer.
Hoje, aos 28, eu sinto uma leve culpa sempre que vejo o quão pouco eu ando lendo. Óbvio que o cenário mudou completamente, já que agora eu tenho minha casa, marido, cachorro. Fico responsável, juntamente com meu marido, pelos afazeres domésticos, pela comida, ainda trabalho e faço pós-graduação. E mesmo assim, me sinto levemente culpada por não ler tanto quanto eu costumava e gostaria. Aquilo que sempre foi minha paixão, hoje acaba ficando muitas vezes em segundo plano, porque outras responsabilidades passam à frente. Ou porque às vezes, estamos tão cansados, que ver um filme ou uma série, acaba se tornando mais fácil por exigir muito menos intelectualmente do quer ler um livro.
E foi por isso que eu quis voltar com o blog. Para retomar aquele prazer da leitura, que eu tanto tinha e amava sentir. Eu quero me motivar a ler mais, me divertir conhecendo novos personagens, novos mundos e novos autores. Eu sinto falta da sensação de euforia ao querer engolir um livro por ser tão bom, e a dorzinha no coração ao ver que está chegando ao final das páginas.
A única coisa que eu não sinto falta é a cobrança. Aqui, no universo virtual (e principalmente, nas redes sociais como o Instagram), as pessoas vivem exibindo o quanto leram no mês x, mais que fulano, mais que aquele youtuber famoso, ou aquele instagrammer quer exibe os livros dele por aí… certo, e o que isso faz por você? É “mais leitor” por ter lido mais livros? A resposta é: Não. E é por isso que eu estou tentando aprender a deixar essa culpa de lado.
De nada adianta engolir um livro em 3 dias, se daqui a 3 meses você nem se lembrar da história, o que ela te causou e o que você conseguiu tirar dela. Não adianta ler só por ler, pela vontade de falar que leu, por números ou coisas do gênero.
A leitura ainda é subestimada por muitos, mas defendida por tantos outros. Meu objetivo – hoje – é ler pura e simplesmente por hobby, e depois vir compartilhar minhas leituras com vocês, trocarmos uma ideia e poder assim conhecer outras visões acerca de uma mesma história. Esse é o motivo do meu retorno e o que me faz querer continuar.
E o que eu quero dizer com tudo isso é: Não se cobre tanto. É o que venho tentando fazer.
Não se compare com outros leitores. Ler 1 livro em uma semana e terminar 1 livro em 2 meses te faz o mesmo tipo de pessoa: leitor. Aprecie o trajeto da leitura, se desafie a ler mais um pouquinho a cada dia, leia no seu ritmo. Não faça disso uma obrigação. A graça está na jornada, não no final.
Vamos juntos?

Olá
Achei seu post extremamente necessário, concordo com você totalmente!
Também já fui de ler uma quantidade enorme de livros em pouquíssimo tempo e confesso que não considero algo tão legal assim… Hoje em dia pretendo ler menos livros, mas aproveitar mais a leitura.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa